COVID-19 Medidas e Informações

Study in Lisbon

O projeto “Study in Lisbon” resulta de uma parceria entre todas as entidades de Lisboa que se interessam pela promoção, divulgação e consolidação do potencial intelectual e científico da cidade.

Este projeto tem por objetivo unir o maior número possível de entidades para que, através de iniciativas conjuntas, divulguem e promovam internacionalmente o potencial científico e académico e as instituições da cidade, contribuindo, deste modo, para a atração de talentos, estudantes e investigadores nacionais e estrangeiros, para Lisboa.

O potencial de atração da cidade como hub de conhecimento e de inovação, passa também por uma estratégia de comunicação que demonstre aos estudantes/investigadores internacionais que Lisboa, além de ter um clima fantástico, uma paisagem magnífica e uma vida cultural e social intensa, dispõe de centros de investigação de referência e de universidades com excelente reputação.

O portal Study in Lisbon é uma das faces visíveis do projeto estruturante “ Study in Lisbon”. O portal é uma plataforma agregadora de informação, parceiros e iniciativas, e que tem como objetivo dar a conhecer a cidade enquanto hub global nos domínios do conhecimento e da inovação.

Esta plataforma integra Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas de Lisboa e, outros parceiros como a Comissão Fulbright a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, a associação Erasmus Life Lisboa, e a Associação Erasmus Student Network que contribuem com conteúdos.

No âmbito do projeto Study in Lisbon, o município dispõe de um espaço, o STUDY IN LISBON LOUNGE, que oferece aos estudantes uma experiência de acolhimento única e distintiva. Este Lounge é partilhado com parceiros do projeto Study in Lisbon, nomeadamente com as Associações Erasmus e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Situado na zona de Entrecampos, beneficia da proximidade de diversas universidades, de centros de investigação, da biblioteca nacional e de uma boa rede de transportes públicos e nele são disponibilizados uma série de serviços úteis aos estudantes e investigadores internacionais durante a sua estadia na cidade.

Serviços disponíveis:

  • informações gerais;
  • serviços do SEF (sujeito a marcação prévia);
  • certificado de Registo de Cidadão da União Europeia;
  • opções de alojamento;
  • serviços de transporte;
  • escolas de línguas;
  • cartões SIM do para telefone;
  • estágios;
  • atividades culturais, desportivas e lazer.


A Câmara Municipal de Lisboa participa desde 2012, na NAFSA – Association of International Educators -, o mais importante encontro entre profissionais da educação, que acontece todos os anos nos Estados Unidos da América.

Esta participação cria excelentes oportunidades para a promoção de Lisboa junto dos países representados na Feira na qualidade de cidade do conhecimento e inovação.

Em 2018, Lisboa integrou o Pavilhão Study & Research in Portugal com a Comissão Fulbright , a Direção Geral do Ensino Superior, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, a Embaixada de Portugal nos EUA e Embaixada Americana em Portugal.

Alinhada com a estratégia de atracção de estudantes e investigadores estrangeiros para a cidade, a participação da CML tem assim como objectivo divulgar o projecto Study in Lisbon , sua plataforma e Lounge e promover a cidade de Lisboa dando a conhecer as principais razões pelas quais é um excelente destino para estudar, investigar, viver e trabalhar.

Neste evento estão presentes cerca de 10 mil conferencistas provenientes de 3500 instituições de 100 diferentes países.

Em 2019, a Conferência anual irá realizar-se em Washington D.C.

No quadro de uma nova agenda para o conhecimento, a inovação e a competitividade da cidade de Lisboa e visando aprofundar o conhecimento sobre a economia da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa tem realizado uma série de encontros, denominados Lisboa Talks.

Lisboa Talks assumem-se como espaços de partilha de conhecimento e experiências sobre a economia e a estratégia da cidade de Lisboa, possibilitando a discussão sobre trabalhos realizados ao longo dos últimos anos por um conjunto diversificado de especialistas e atores e, sobretudo, abrindo um novo espaço de reflexão aberta e participada sobre a ação da Câmara Municipal de Lisboa nas áreas da economia, inovação e empreendedorismo.

As sessões têm por objetivo aprofundar o diálogo entre o Município, especialistas de reconhecido valor na área da economia e da inovação na cidade e cidadãos interessados em participar ativamente nas dinâmicas de desenvolvimento da cidade.