COVID-19 Medidas e Informações

Lisboa Empreende +

MEDIDA 4: Apoio à criação de novos negócios

O programa Lisboa Empreende foi lançado pela Câmara Municipal de Lisboa em fevereiro de 2013, para apoiar e incentivar a criação de novos negócios. Face à conjuntura atual, e em resposta à necessidade de apoio às empresas na retoma da economia, foi criado o programa Lisboa Empreende+ com um conjunto mais alargado de serviços para empresas, disponibilizando informação sobre todos os apoios existentes, bem como consultoria para mitigar os efeitos da crise e promover a recuperação económica.

O apoio à criação de novos negócios integra a medida 4 deste programa e dirige-se a empreendedores que neste momento pretendam fazer a diferença construindo o seu próprio negócio na cidade de Lisboa.

Desenvolva a sua ideia e apresente o seu projeto à equipa do Lisboa Empreende+.  Facultamos apoio técnico personalizado com uma visão económico-financeira do negócio, proporcionando uma análise prévia do plano de negócios e acesso a instrumentos de financiamento.

Conheça todas as medidas em aqui​. O serviço prestado pelo Lisboa Empreende+ é gratuito.

Inscrições e Funcionamento

Tem uma boa ideia de negócio? Está testada ou amadurecida?

Então não esquecer:

no momento de escolher a área do seu negócio, tenha em conta se a sua ideia preenche uma lacuna do mercado e se tem capacidade para gerar vendas e lucro.

A qualquer pessoa, de qualquer ponto do país ou do mundo que tenha um projeto de negócio para Lisboa e que reúna alguns dos seguintes requisitos:

  •     ter uma sólida experiência profissional;
  •     acreditar que pode construir o seu próprio futuro;
  •     confiar na sua capacidade de concretizar e de valorizar a sua ideia de negócio;
  •     conseguir convencer os outros das mais valias da sua ideia/projeto;
  •     adaptar-se com facilidade a novas situações e desafios;
  •     aproveitar ao máximo as oportunidades.

Este programa funciona de uma forma muito simples. Após a inscrição há um contacto prévio com o empreendedor afim de aferir o estágio de desenvolvimento do projeto. Na sequência, é agendada uma reunião exploratória com uma equipa técnica da Direção Municipal de Economia e Inovação na qual se definem os procedimentos a seguir.  

O empreendedor poderá beneficiar não só de apoio técnico especializado, prestado pelo Município, como também de uma vasta rede de parceiros que poderão ajudar a implementar o conceito de negócio e ainda obter a melhor solução para cada caso.

Garantimos sempre uma resposta a quem nos contacta e asseguramos o encaminhamento do seu projeto.

A inscrição é feita através de formulário online.

  • ser recebido presencialmente por técnicos da CML numa reunião exploratória para identificar qual o melhor apoio para o seu projeto;
  • ser acompanhado por técnicos especializados durante todo o processo de criação do seu negócio;
  • integração no ecossistema empreendedor, através da possibilidade de acesso a uma rede de parceiros que facilitam e agilizam todo o processo;
  • aconselhamento sobre financiamento;
  • poderá também beneficiar de apoios ou isenções de taxas.

O Lisboa Empreende celebrou Parcerias com instituições públicas - CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que permite o acesso ao instrumento Sou Mais e o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional e uma rede de outras entidades - Millennium BCP, Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos, Banco Português de Investimento e Novo Banco, que facilitam e agilizam o acesso ao financiamento.

É também possível outras formas de obter fundos de linhas protocoladas pelo Município.

As reuniões realizam-se no Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa -  Campo Grande 25, ou em local a acordar com os mesmos.

Números Lisboa Empreende (Analytics)

+2120

Total de inscrições

1320

Projetos Acompanhados

158

Projetos Instalados

109

Projetos Financiados

434

N.º de Empregos

2.233.715,00€

Financiamento movimentado


Prémios Lisboa Empreende

Best Public Administration for Startups dos Startup Europe Awards 2016 (categoria de Municípios) - concurso também conhecido como "the Eurovision for Startups", sendo uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e a Startup Europe, apoiada pelo Comité das Regiões e por membros do Parlamento Europeu, organizada pela Finnova, visa valorizar as iniciativas de promoção do empreendedorismo e as políticas e boas práticas empresariais à escala Europeia.

Grande Prémio do Júri dos European Enterprise Promotion Awards 2015 (primeiro prémio em todas as categorias a concurso) - atribuído pela Comissão Europeia, tendo sido considerado como "bem sucedido, inspirador e inovador". 


Parcerias