Made of Lisboa

A plataforma Made of Lisboa, que simboliza e representa o ecossistema empreendedor e tecnológico e a comunidade criativa de Lisboa, é a face da Câmara Municipal de Lisboa para esta área e um dos pilares visíveis da estratégia pensada para o desenvolvimento económico da cidade.

A Made Of Lisboa agrega as comunidades empreendedoras, criativas e tecnológicas da cidade e parceiros que atuam nestas áreas. A sua missão é federar e promover todo o ecossistema empreendedor, reforçando o sentido de comunidade do mesmo, criando oportunidades de ligação, online e offline, entre os diversos atores e as diversas atividades profissionais (essencialmente de cariz inovador e tecnológico) do ecossistema.

Esta plataforma foi criada porque sabemos o valor que a informação credível e atualizada tem. Porque estamos conscientes da importância do networking no sucesso dos negócios e das ideias. Sabemos que boas ligações atraem bons investimentos. E que para fazer crescer uma ideia, um negócio, uma empresa, é fundamental um ecossistema extremamente organizado e interligado. Uma comunidade vibrante.

Uma   estratégia   de   empreendedorismo   da cidade   de   Lisboa   estruturada   em   torno de    um    ECOSSISTEMA    permite    trabalhar e   desenvolver   projetos   e   iniciativas   que respondem  a  desafios  críticos  da  economia da  cidade,  entre  os  quais  se  sublinham  os seguintes:

  • ligar de forma efetiva diferentes atores (Incubadoras; Programas de Aceleração de Empresas; Espaços de Coworking; Fab Labs; instituições e programas de financiamento; Mentores);
  • reforçar a ligação entre Grandes Empresas e startups e PMEs. Dois grandes exemplos foram as duas sessões na Bolsa de Valores de Lisboa (Euronext Lisboa) juntando grandes empresas cotadas em Bolsa e startups ou empresas early stage que fazem parte do ecossistema empreendedor de Lisboa e dois STARTUP MEETUP LISBOA que  ocorreram em 2016, envolvendo 20 grandes empresas, investidores e mais de 90 startups;
  • melhorar a ligação entre o sistema Científico e tecnológico da cidade e da região e o tecido empresarial;
  • trabalhar de forma mais efectiva e próxima com as Universidades  estruturando e reforçando o seu papel e função no ecossistema empreendedor de Lisboa;
  • trabalhar não apenas o ecossistema a uma escala local e regional mas simultaneamente desenvolver uma estratégia de internacionalização e expansão global do ecossistema, permitindo a atracão de empreendedores, investidores e outros atores. O prémio recebido por Lisboa – European Entrepreneurship Region 2015 atribuído pelo Comité das Regiões, e mais recentemente, Lisboa acolheu o Web Summit, são dois exemplos claros desta afirmação internacional.

MAPA: O ecossistema mapeado no território. O mapa oficial do Ecossistema Empreendedor de Lisboa onde é possível encontrar todos os inovadores, empresas e espaços de inovação da cidade e ao qual todos se podem juntar.

DIRECTÓRIO: Locais, pessoas e empresas. Encontra e acompanha quem pertence ao ecossistema, quais os seus negócios, quem são os seus parceiros e enviar-lhes uma mensagem.

ARTIGOS: Casos, dicas e referências. Podes escrever, acompanhar ou consultar artigos sobre o que outros empreendedores, CEOs ou Empresas pensam e sobre o que escrevem. Divulga os teus artigos, informa, inspira e torna-te uma influência para a tua comunidade MADE OF LISBOA.

CALENDÁRIO DE EVENTOS: Descobre quais os eventos, reuniões e encontros agendados na cidade e quais os mais relevantes para ti ou para o teu negócio/ empresa.

Muitas startups que começaram a sua atividade em algumas das incubadoras da cidade, expandiram a sua atividade e ocupam actualmente espaços de escritórios autónomos em Lisboa (vd. Uniplaces; nMusic; Science4You, LandingJobs, Unbabel; Ezimut; entre outras).  É esta diversidade, densidade e qualidade de actores que confere uma grande dinâmica ao ecossistema empreendedor de Lisboa, visível a uma escala nacional e internacional.

NÚMEROS DO ECOSSISTEMA (Analytics)

18

incubadoras  &  aceleradores

05

fablab  /  espaços makers

+40

espaços  de  coworking

4.750

total das empresas  criadas em Lisboa  (2015)

+180

(milhões de euros)
investimento  obtido pelas startups

475

startups nas  incubadoras  (2016)

3.164

emprego nas  incubadoras & alumni  (2016)

1.348

startups nas  incubadoras e alumni  (2014 - 2016)

5.730

emprego nas  incubadoras & alumni  (2014 - 2016)

700

empresas criadas nos  sectores high tech  (Lisbon, 2014 - 2016)