Startup Lisboa

A criação de uma Incubadora de Empresas em Lisboa foi uma das medidas aprovadas no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa (www.lisboaparticipa.pt). A sua missão é fomentar o desenvolvimento da iniciativa empresarial e a criação de emprego, através da combinação de infraestruturas e serviços de apoio especializados. A sua implementação contribuiu para posicionar Lisboa como uma das cidades mais avançadas na promoção do empreendedorismo.

  • programa de incubação - consultoria especializada, acompanhamento por mentores, disponibilização de espaço adequado, desde 10m2 até 40m2 equipado com mobiliário, telefone, limpeza, segurança, ar condicionado e internet de banda larga;
  • programa de pré incubação - desenvolvimento do plano de negócios através de tutorias com profissionais especializados, formação específica, eventos de networking e atividades complementares.
  • estrutura de apoio ao desenvolvimento de empresas - mentoring;
  • encontros regulares com especialistas em desenvolvimento de jovens empresas;
  • eventos temáticos dedicados aos problemas das jovens empresas.

Inaugurada em 2012, a STARTUP LISBOA tem como missão fomentar o desenvolvimento da iniciativa empresarial e a criação de emprego, através da combinação de infraestruturas e serviços de apoio especializados, apoiando projetos inovadores e com potencial de internacionalização.

A STARTUP LISBOA é actualmente constituída por três espaços de incubação de empresas: a Startup Lisboa Tech, uma incubadora de empresas tecnológicas e a Startup Lisboa Commerce, uma incubadora de empresas especializada em acolher projetos nas áreas comércio, serviços e turismo. Em 2015 foi inaugurado um terceiro espaço de incubação e aceleração situado igualmente na Baixa da cidade.

Em Julho de 2015, na antiga residência de estudantes da Rua do Comércio, abriu a CASA DA STARTUP LISBOA. Um espaço de acolhimento para jovens empreendedores que venham a Lisboa, desenvolver ou apresentar os seus projetos,frequentar formações, encontrar patrocinadores, etc. A “Casa” é dirigida a empreendedores que não residam em Lisboa e precisem de ficar temporariamente na capital para desenvolver as ideias ou contactos.

A STARTUP LISBOA gere ainda o Fundo Startup Lisboa Loans, com financiamento até 45.000€,o qual se destina a empresas já existentes, com 3 ou mais exercícios económicos completos (financiamento até 100% do investimento) ou a novas empresas ou empresas existentes mas com menos de 3 exercícios económicos completos (financiamento até 85% do investimento).

Parceiros: CML | Invest Lisboa | Montepio | IAPMEI